No dia a dia, todos os negócios precisam ter um fluxo de liquidez para cumprir com obrigações regulares como: folha de pagamento, pagamento a fornecedores, despesas fixas, impostos, etc. No entanto, algumas empresas têm dificuldade em gerar caixa imediatamente, o que dificulta a cobertura de seus pagamentos em dia e, consequentemente, aumenta seu endividamento. Normalmente, para resolver esse tipo de problema, o empresário tende a tomar empréstimos junto às instituições financeiras, mas o perigo dessa situação é que, se sua empresa não tem dinheiro, como pretende pagá-lo?
Se você se identificou, não se preocupe, nem tudo está perdido. Fique atento às dicas a seguir para aumentar o fluxo de caixa da sua empresa, sem precisar recorrer a nenhum financiamento externo:
- Promova vendas à vista
Ofereça aos seus clientes benefícios para pagamento à vista, como promoções ou descontos especiais. Isso ajudará você a aumentar a liquidez rapidamente.
- Otimize seu estoque
Encontre um equilíbrio entre a disponibilidade de seus produtos e sua demanda. Dessa forma, você reduzirá suas despesas e evitará manter produtos que podem não ser vendidos ou se tornarem obsoletos.
- Gerencie corretamente a coleção
Não adianta vender se você não consegue receber. Estabeleça uma política de crédito e cobrança em sua empresa e certifique-se de ter uma pessoa que mantenha o controle das faturas, que envie notificações antes da data de vencimento e caso o cliente atrase, cuide para acompanhar rigorosamente o pagamento. O que Importa é receber as faturas o mais rápido possível!
- Renegociar acordos com fornecedores
De acordo com uma pesquisa do Banco Mundial, 80% das PME são financiadas por meio de seus fornecedores. Renegocie condições de compra, prazos de pagamento e preços com seus fornecedores para que sejam mais favoráveisà sua situação. Essa ação futura ajudará você a ter maior liquidez.
- Reduzir despesas
Revise continuamente as despesas do escritório, como: Alugueis, locações, serviços, eletricidade, etc. Incentive sua equipe a preservar e usar os recursos corretamente.
Coloque essas dicas em prática e lembre-se que o presente e o futuro da sua empresa dependem da liquidez.